Novo padrão de tecnologia 5G permite que novas funcionalidades sejam acessadas através de dispositivos móveis e acompanha evolução promovida pela Internet das Coisas
O Brasil caminha para a implantação da tecnologia 5G. Em meados de junho, o Diário Oficial publicou um decreto que permite a renovação automática das licenças de radiofrequência das empresas de telecomunicações, que começariam a vencer a partir de novembro deste ano. O leilão para novas licenças que permitirá a implantação do 5G pode ser adiado para 2021 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Enquanto questões legais estão sendo definidas, o que se discute são as transformações na forma de consumo que essa tecnologia oferece, como maior velocidade de conexão e de transferência de arquivos, a capacidade de se conectar a inúmeros dispositivos, além de gerar melhorias na qualidade de áudio e definição de vídeo.
Capacidade muito maior para transferir informações
A comparação do tempo de resposta das faixas de frequência atuais para o 5G deve melhorar consideravelmente a experiência do usuário. Enquanto no 4G a latência é de 60-98 milissegundos, no 5G ela pode ser reduzida a menos de um milissegundo.
Impulso para Indústria 4.0
O 5G tem potencial para impulsionar a chamada quarta revolução industrial, ao oferecer maior velocidade de produção através da conexão sem fio, otimizando espaços físicos com a eliminação de fios e cabos. A tecnologia irá promover o aumento da produtividade e da competitividade no ambiente industrial, possibilitando a conexão entre equipamentos, tratando uma quantidade muito maior de dados e conectando o chão de fábrica, para que linhas de produção possam ser reconfiguradas em uma velocidade recorde.
Experiência do usuário e cidades inteligentes
Com viabilidade para impulsionar a economia digital e o custo acessível, já que o 5G é conectado a partir do acesso a sinais aéreos, eliminando a necessidade de suporte técnico para instalação de rede, a nova tecnologia pode oferecer experiências online variadas para os usuários. Como a realização de transações de pagamento em tempo real, a utilização de serviços de carros autônomos e outros recursos a partir da Internet das Coisas, que podem tornar a vida mais fácil e os serviços mais rápidos. Viabilizando o desenvolvimento de cidades inteligentes.
O 5G deve provocar uma mudança significativa nos modelos de conectividade que utilizamos hoje, impulsionando diferentes setores da economia, em especial nos setores industriais, logísticos e de saúde. Com as possibilidades de monitoramento de informações em tempo real e a troca rápida de informações, que ajudará a personalizar com ainda mais detalhes os serviços realizados em cada setor.
Fonte: https://news.sap.com/brazil/2020/08/como-o-5g-transformara-a-forma-como-consumimos-tecnologia-bl0g/
Siga os canais de comunicação da Focus IT: Facebook/LinkedIn/Instagram