Por: SAP Brasil
A velocidade com que as empresas tiveram que se adaptar a esse período de pandemia também exigiu dos colaboradores um lugar no centro das decisões de muitas organizações
Desde o início da pandemia no Brasil, as empresas estão adaptando seus modelos de negócio e as operações para continuar funcionando. Muitas sofreram com a redução no número de clientes e no quadro de funcionários. Os pedidos de falência chegaram a 30% em maio e os de recuperação judicial aos 68,6%, de acordo com dados da Boa Vista. As empresas que estão sendo bem sucedidas contaram, entre várias iniciativas, principalmente com ações conjuntas de líderes e colaboradores que se uniram para adotar as melhores práticas no período.
Colaborador no centro das decisões
Compartilhar a tomada de decisão com colaboradores é uma tendência. Os modelos verticais de gestão estão se tornando obsoletos e trazer para o centro das decisões a visão dos integrantes das equipes de trabalho, significa analisar um problema a partir de diferentes olhares, o que amplia também as possibilidades de soluções que podem surgir. Durante a pandemia, contar com os colaboradores como um braço para definir e aplicar soluções pode tornar seu time mais forte.
Retomada ao trabalho mais segura
Para a retomada, as empresas estão adaptando a rotina de acordo com as determinações de órgãos sanitários e estabelecendo o distanciamento, uso de máscara, disponibilizando produtos para higienização. O colaborador deve atuar como agente fundamental para implementação dessas mudanças, entendo que os cuidados com a segurança e a saúde também são de sua responsabilidade.
O ideal é que todos possam agir com autonomia para reduzir consideravelmente os riscos à saúde não só internamente, como também reforçar a proteção de clientes, parceiros e de toda a comunidade.
Maior visibilidade das iniciativas da empresa
As empresas que estão presentes nas redes sociais, podem contar com a ajuda dos colaboradores no engajamento. Compartilhar informações sobre o que a empresa está fazendo para garantir a segurança de todos, comunicar como ela está desenvolvendo suas operações e quais canais utiliza para vendas, no caso do varejo, pode contribuir com a divulgação de iniciativas positivas e com mais visibilidade do trabalho realizado.
Apoio e cuidados de bem-estar
A tensão para prevenir a doença e a responsabilidade em manter as atividades deve permanecer por um tempo, por isso, é muito importante continuar oferecendo apoio aos colegas de trabalho. Os cuidados com a saúde e bem-estar são essenciais para quem voltou ao posto de trabalho e para quem continuará as atividades remotamente.
Cada colaborador pode atuar para fortalecer as empresas durante a pandemia, ocupando um lugar de liderança em seus postos, para que cada processo seja executado dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação local e pelas organizações. Os resultados podem ser muito positivos para todos.
Siga os canais de comunicação da Focus IT: Facebook/LinkedIn/Instagram