Por: SAP Brazil
Você acompanha as mudanças no comportamento do consumidor e a chegada da experiência econômica? O CX Index, desenvolvido anualmente pela Forrester, que mede os níveis de satisfação do cliente, constatou que entre os anos de 2017 e 2018 o cliente permaneceu insatisfeito e em 2019 a satisfação do cliente atingiu apenas 0,4%.
Para 2020, a mensagem é que o cliente deve estar no centro das estratégias. O impacto nos lucros das organizações pode ser muito positivo, gerando retornos que podem chegar a US $ 38,4 milhões.
Considere os sentimentos do consumidor
Compreender as emoções do cliente pode ser melhor do que buscar sua satisfação. A conexão do consumidor com a marca dependerá de como ele se sente a respeito, de como as políticas da empresa afetam seus assuntos de interesse.
A obtenção de dados e informações para conhecer seu cliente e entender o contexto em que ele vive pode ajudá-lo a entender seus sentimentos e, a partir disso, é possível desenvolver estratégias para atender às demandas de forma personalizada.
Capture feedbacks não solicitados
As pesquisas ajudam a medir a satisfação, mas muitos consumidores abandonam o preenchimento de formulários até a metade. Capturar feedbacks não solicitados em tempo real pode gerar informações muito mais valiosas para entender os reais desejos do consumidor. Em uma conversa informal ou em espaços como caixas de comentários e redes sociais, não há direcionamento de respostas; portanto, é possível capturar informações realmente confidenciais de clientes em conversas informais para promover mudanças.
Conheça seu potencial e invista em recursos para alcançar seu cliente
Para alcançar seu cliente, você precisa entender o que eles precisam e responder às expectativas deles através de uma experiência orientada. Inovações tecnológicas como Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e identificação por voz permitem uma análise mais precisa dos sentimentos do cliente.
Com a combinação de dados operacionais (o) e dados de experiência (x), a SAP está oferecendo ao mercado uma solução para que as empresas possam entender quais lacunas devem ser eliminadas para melhorar a experiência do cliente.
Na era digital, o caminho é invertido. O cliente não entrará em contato com você se sua empresa não entender como se sente ao atender às suas necessidades.